LICENCIAMENTO

O que é licenciamento?

Licenciamento é o direito de comercialização de um produto sob uma marca específica, então o licenciador concede ao licenciado o direito de comercialização de produtos sob aquela marca, e que a gestão do negócio é independente. No modelo de licenciamento, compra-se somente o direito de usar uma marca. O licenciamento é mais barato, dá mais liberdade ao licenciado se comparado com o sistema de Franquias.



Para quem o LICENCIAMENTO é indicado?

O licenciamento é indicado para o empresário que já possui seu estabelecimento comercial e que quer se diferenciar dos concorrentes, com um nome forte no mercado que tenha um incrível suporte de mídia e divulgação, para impulsionar seu negócio. O licenciado pode usar a marca licenciada para facilitar a venda de um produto ou serviço, aumentando o fluxo de pessoas em sua Loja, com os produtos que ele já ofereça, sem alterar seu ramo de negócios onde já é especializado, tem know-how e reconhecimento. Os custos do licenciamento são pequenos, e o empresário tem total autonomia e poder de decisão sobre o negócio.



Quais as vantagens do LICENCIAMENTO?

No sistema de licenciamento de marca, não são necessários grandes investimentos e há maior flexibilidade, liberdade de gestão e facilidade de processos. Assim, cada profissional pode adequar seu sistema de atendimento a seus clientes, adquirindo o direito de usar a marca e vender seus e produtos e contar com o apoio do licenciador e a forte divulgação da MARCA.



O LICENCIAMENTO é diferente do sistema de franquia?

O sistema de FRANQUIA exige uma forte padronização, com investimentos em reforma das instalações, treinamento de pessoal, e pagamento de taxas, imposição aos franqueados de um conceito de negócio que deve ser seguido com seus padrões e normas, compra apenas de fornecedores homologados, controle de produtos e vendas, faturamento, entre outros.

A autonomia entre franqueador e franqueado é relativa, pois as relações comerciais obedecem a uma série de regras, que devem ser descritas no contrato de franquia, as quais regulamentam todos os padrões operacionais que devem ser observados pelas unidades franqueadas na distribuição dos produtos e prestação de serviços ao consumidor final, e a assistência que deve ser obrigatoriamente prestada pelo franqueador ao franqueado. Há a imposição aos franqueados de um conceito de negócio que deve ser rigorosamente seguido, envolvendo seus padrões e normas ditadas pela empresa franqueadora, principalmente a padronização do ponto de venda, layout uniformizado das instalações padrões e normas de comportamento dos produtos e do atendimento ao cliente, entre outras.



O que são Royalties/Direitos Autorais?

Em troca do pagamento de direitos Autorais, o empresário recebe o direito de usar a MARCA LOJA 6 na fachada, e tem liberdade para comercializar produtos próprios, desde que estejam ligados à atividade apresentada e previamente aprovada pelo Licenciador.



Quais são os tipos de LICENCIAMENTO?

Os dois tipos mais comuns de licenciamento (e que são aplicados na LOJA 6) são:


  • A conversão de lojas já existentes.
  • A abertura de novas unidades.

Nos dois casos, o empresário recebe orientação auxílio na montagem e no planejamento do negócio, mas tem poder para discordar e procurar fornecedores próprios. O licenciador, no entanto, exige um padrão mínimo de qualidade.



Como é o CONTRATO DE LICENCIAMENTO?

O contrato de licenciamento é uma modalidade de contrato por meio do qual se cede a terceiro o direito de uso de marca ou propaganda figurativa. O uso da marca pode estar atrelado a estabelecimentos, propagandas e produtos e em função desse uso gera-se uma remuneração ao licenciante, por meio de royalties/Direitos Autorais.

Não se transferem outros direitos: apenas a cessão temporária de uso da marca, desde que esta tenha sido regularmente registrada no INPI ou, ao menos, o pedido de registro já tenha sido realizado naquele órgão público.

Através do Contrato de Licenciamento, as partes desenvolvem uma relação jurídica de parceria, para o fim de expandir uma marca, notória e de alta penetração de mercado, com direitos e obrigações pactuados livremente entre as partes, dependendo do tamanho, da forma, das condições e das particularidades do negócio em questão.

A celebração do contrato de licenciamento de marca é mais simples que o contrato de franquia. Como não há obrigações como as do contrato de franquia, o contrato de licenciamento é bem mais flexível, tanto para o licenciador quanto para o licenciado.

Quem adquirir os direitos pode contar com autonomia administrativa e liberdade de gestão, no entanto, deve obedecer a um padrão de qualidade exigido pelo licenciador.



De quanto tempo é a duração do CONTRATO DE LICENCIAMENTO?

Três anos, com renovação automática, de acordo com as bases estabelecidas através de suas Cláusulas do Contrato de Licenciamento.



Quando é assinado o CONTRATO DE LICENCIAMENTO definitivo?

Assim que o licenciado envia o cadastro completo e a LICENCIADORA aprova o comércio, ponto e detalhes de sua unidade comercial, recebe o CONTRATO DE LICENCIAMENTO para assinaturas e pagamento da TAXA DE ADESÃO.



INVESTIMENTO

Qual o valor do investimento inicial do Projeto?

Para se tornar um licenciado LOJA 6, o interessado terá que fazer os seguintes investimentos:


  • Taxa ÚNICA de adesão ao Licenciamento: R$ 30.000,00.
  • Taxa MENSAL de Royalty/Direitos Autorais: R$ 1.000,00.

Os demais investimentos para abertura de uma LOJA 6 variam de acordo com o tamanho e metragem da loja. Se você já possui um estabelecimento comercial, basta apenas identificá-lo com a marca LOJA 6. Para uma loja de aproximadamente 50 m², por exemplo, poderá considerar investimentos em:


  • Confecção e instalação da fachada;
  • Sinalização interna;
  • Material de comunicação.

Porém, se você ainda não possui um estabelecimento comercial e pretende inaugurá-la com a marca LOJA 6, considere também investimento nos seguintes itens:


  • Abertura da empresa;
  • Confecção e instalação da fachada;
  • Sinalização interna;
  • Material de comunicação;
  • Arquitetura e mobiliário;
  • Funcionários;
  • Material de trabalho.

Não tenho todo o capital inicial, posso financiar?

A LICENCIADORA não financia a Taxa de Adesão e nem os investimentos que você fará para construir em seu próprio negócio. A TAXA DE ADESÃO é o valor que você paga na assinatura do Contrato de Licenciamento. Além da taxa de ADESÃO, todos os investimentos que você fará para ter seu próprio negócio, tais como locação, compra de mobiliário, compra de produtos, compra de equipamentos, etc., são de sua responsabilidade. Caso você não tenha todos os recursos disponíveis e queira abrir seu próprio negócio, você poderá procurar o financiamento através de uma instituição financeira.



O que é taxa de Adesão?

Os direitos pela utilização da marca LOJA 6 são cedidos pelo LICENCIADOR ao LICENCIADO por uma quantia inicial chamada taxa de ADESÃO. Esse valor é pago no ato da assinatura do Contrato de Licenciamento.



Como faço para montar a loja seguindo o padrão de identificação da LOJA 6?

Se você já possui um estabelecimento comercial, não há a necessidade de quaisquer alterações, a não ser a instalação da FACHADA com o logo e marca oficial LOJA 6.

Porém, caso você queira alterar o layout interno de seu estabelecimento comercial, poderá desenvolver o projeto arquitetônico e equipamentos de sua LOJA 6 utilizando-se das sugestões da LICENCIADORA, ou de fornecedor próprio.



FATURAMENTO E PRODUTOS

Existe a previsão de faturamento médio da loja?

O faturamento terá uma evolução de acordo com o incremento de produtos e promoções em sua LOJA 6.



Como estabeleço o preço final dos produtos para venda dentro da minha LOJA 6?

Você tem total autonomia para gerenciar seu próprio negócio. O importante é que você poderá estabelecer o preço final de cada produto de acordo com o potencial de compra de sua região.



Onde comprarei os produtos para abastecer minha LOJA 6?

Se você já possui um estabelecimento comercial, pode continuar adquirindo produtos de seus fornecedores habituais, sem a necessidade de controle ou supervisão da LICENCIADORA.

Como suporte adicional, a LICENCIADORA sugere uma lista de fornecedores para que você possa avaliar produtos, preços, quantidades, faturamento, etc., disponíveis na INTRANET exclusiva aos LICENCIADOS.



Posso trabalhar com outros produtos que não sejam fornecidos pela LICENCIADORA?

A LICENCIADORA não fornece nenhum produto, sendo responsável pela administração e gerenciamento da MARCA LOJA 6. O licenciado LOJA 6 poderá comercializar, promover, expor ou desenvolver qualquer ação com produtos adquiridos de seus fornecedores habituais ou dos fornecedores sugeridos pela LICENCIADORA.



PONTO COMERCIAL

Como faço para escolher o ponto comercial?

Você é o total responsável pela procura, definição, localização, locação e todos os custos relacionados a esta operação e negócio. A LICENCIADORA poderá lhe dar apoio na avaliação e definição do ponto comercial.



Como é o critério de exclusividade em cada região?

Respeitando uma área determinada de exclusividade a partir da análise da localização e as características de seu estabelecimento comercial licenciado LOJA 6, ficará formalizado no Contrato de Licenciamento qual é a área de exclusividade estabelecida a partir do ponto comercial escolhido.



DIFERENCIAIS DA REDE

Além de todas as vantagens apresentadas no modelo de licenciamento, a LOJA 6 oferece grandes diferenciais para seus licenciados:


  • Marca forte no mercado;
  • Grande investimento em mídia e divulgação;
  • Orientação e suporte em todas as etapas do negócio;
  • Indicação de fornecedores para compra de produtos;
  • Campanhas periódicas de MKT, dando destaque para o PDV o ano todo;
  • Treinamento e consultoria nos mais diversos temas (RH, liderança, vendas, PDV...).

Não perca esta oportunidade: preencha o cadastro clicando aqui e venha para a LOJA 6.

Voltar ao topo